segunda-feira, 24 de maio de 2010

Algumas considerações feitas a partir da leitura do texto " A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX" de Maria Helena Silveira Bonilla


Segundo Bonilla, o ritmo dessas transformações que vivenciamos é mais ampla e complexa do que qualquer das precedentes. E estão ligadas às mudanças culturais, sociais que ocorrem em uma determinada ordem, pois quando as mesmas acontecem temos um nova forma de pensar, agir;,"só ocorrem mudanças na sociedade, ou qualquer área da vida, quando muda a idéia geral de ordem"(Bonilla, pg.72).Essas alterações nas sociedades são observadas comparando a cosmovisão: medieval que era de uma ordem atemporal, cada objeto tinha seu lugar no espaço, enquanto na cosmovisão da modernidade, hegemônica, ainda hoje, o pensamento se reduz as tecnologias da escrita e da linguagem, já a cosmovisão contemporânea tem mostrado que nenhum sistema pode ser visto isolado por completo e autodeterminado, está no campo das possibilidades.
Enquanto a noção de ordem dentro da escola e da modernidade fora da mesma tendem a serem da cosmovisão contemporânea e não ocorrendo comunicação entre esses dois mundos, vivenciamos uma crise na educação devido altos índices de reprovação e evasão escolar. Essa crise é observada na prática pedagógica da escola atual, fundamentada na linearidade e individualidade, sendo o professor que passa o conhecimento "verdadeiro", e o aluno apenas um objeto da educação.
A escola e a universidade oferece uma forma de pensamento que impõem aos alunos, desde a infância, a de um pensamento disjuntivo e redutor. Por isso, atualmente na educação é preciso que aconteça uma transformação na sala de aula, principalmente em relação às novas tecnologias.
É necessário transformar o espaço escolar e a práxis pedagógica não pode assumir programas estabelecidos, mas possibilitar modificações em função das informações, dos acontecimentos, dos imprevistos que a sociedade vivencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário